onde o consumidor se apoia?

Quando o consumidor/novo consumidor ou cliente não está satisfeito ou não consegue tratar sua solicitação diretamente com a marca, além das Redes Sociais, eles podem apoiar-se em associações, entidades, agências reguladoras, PROCON´s, sites de reputação da marca e sites para denunciar ou reclamar. As possibilidades variam de região para região e também do foco de atuação de cada uma delas. Geralmente, o consumidor busca outros meios para reclamar, pedir, exigir, questionar e também para tratar de assuntos conflitantes nas relações de consumo. E no intuito de ampliar o conhecimento dos líderes, estou listando 53 possibilidades que podem servir como referência para o consumidor. Algumas considerações sobre esta listagem:

  • foi elaborada entre 04 e 05/2016 e disponibilizada no Blog do Call Center em 05/2016;
  • esta listagem é resultado de buscas realizadas na WEB;
  • esta listagem não é oficial e não compreende todas as possibilidades em território nacional. Por isso, é fundamental que o interessado realize novas buscas e consulte outras fontes;
  • o Blog do Call Center não se responsabilidade pela veracidade das informações; pelo funcionamento dos sites; pela atuação das entidades, associações etc; não interfere nos conflitos entre consumidores e empresas. Apenas citamos algumas possibilidades no intuito de compartilhar conhecimento, lembrando que cabe ao interessado realizar novas buscas e consultar outras fontes.

Dica: não deixe o seu consumidor procurar outros meios para reclamar.

 

53 alternativas na quais o consumidor pode buscar algum tipo de apoio (notícias, informações, acesso às leis, mediação de conflitos etc).

ABC | Associação Brasileira do Consumidor
ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas
ABRADEC | Defesa do Consumidor
ABRADECONT | Associação Brasileira de Defesa do consumidor e trabalhador
ANADEC | Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor
ANATEL | Agência Nacional de Telecomunicações
ANDIF | Instituto Nacional de Defesa do Consumidor do Sistema Financeiro
ANEEL | Agência Nacional de Energia Elétrica
ANS | Agência Nacional de Saúde Suplementar
ANVISA | Agência Nacional de Vigilância Sanitária
ARSESP | Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo
Associação Nacional Dos Usuários de Cartões de Crédito
Banco Central do Brasil
Biblioteca Virtual em Saúde
CODECON - SP | Conselho Estadual de defesa do contribuinte
CONAR | Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Consumidor Brasil
Consumidor.gov.br
Consumidor Vencedor
CVS | Centro de Vigilância Sanitária
DECON | Defesa do consumidor
DECON - CE | Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor
Defesa do Consumidor | Ministério da Justiça
Denuncio
Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor | PROCON - PR
Direito do Cidadão
Empresa avaliada
ENDC | Escola Nacional de Defesa do Consumidor
FEBRABAN
Fundação Procon - SP
IBEDEC | Defesa do Consumidor
Ibradec | Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
IDEC | Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Inmetro | Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - IPEM - SP
Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná - IPEM - PR
Ministério da Justiça | Direitos do Consumidor
Ministério da Justiça | Legislação
Negociador.com
Núcleo de Convênios da Secretaria Nacional do Consumidor
Patrulha do Consumidor | Celso Russomanno
Portal do Consumidor
PROCON - SP
Prosteste | Associação Brasileira de Defesa do Consumidor
Reclamão
Reclame Aqui
Reclame Aqui Serviços Públicos
S.O.S. Consumidor | Associação de Defesa do Consumidor
Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor - PROCON - RJ
SENACON | Secretaria Nacional do Consumidor
SERASA
SINDEC
Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor | PROCON - GOIÁS
Superintendência de Seguros Privados - SUSEP

 

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RELAÇÃO DE PROCON´s

Com base na listagem disponível no site Portal do Consumidor, extraímos uma listagem com a relação de PROCON´s por Estados/Cidades. Para ter acesso, é simples! Você pode consultar o próprio Portal do Consumidor ou realizar o download do arquivo abaixo. Esta listagem foi extraída do site em 05/2016, portanto é importante consultar o site para verificar se houver alguma alteração. Atenção: como o arquivo foi salvo em *.PDF é necessário ter o Adobe Reader instalado.

 

Relacao_Procons_05_2016_viaBlogdoCallCenter.pdf (663,1 kB)

créditos da imagem: iconfinder

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