Atendimento bancário chega a redes sociais

18/05/2011 10:08

A Fóton, uma das desenvolvedoras de softwares líderes em automação bancária, acaba de acrescentar um novo recurso ao seu sistema Mybank, que suporta atendimento ao cliente bancário por meio de múltiplos canais.  A solução, que já admitia o uso de fax, e-mail, telefone e SMS, passa agora a realizar a integração dos clientes através de redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, MSN e outros canais de troca de mensagem.

A comunicação via redes sociais permitirá ao cliente receber informações privativas sobre movimentação de sua conta enquanto interage com amigos ou atualiza seu perfil, além de poder utilizar estes canais  para enviar sugestões ou solicitar mais informações ao banco.

“O MyBank já é utilizado por algumas instituições bancárias, e passa por constantes atualizações com o objetivo de permitir a todos os bancos disponibilizar seus principais serviços nos canais hoje mais acessados pelos usuários”, declara Marcelo Malagutti, Diretor de Produtos e Serviços da Fóton.

Atualmente o sistema funciona em cinco diferentes módulos, com interface personalizada e individual para cada um dos recursos disponíveis. O SMS ou Torpedo é utilizado para o envio de mensagens curtas com informações recentes da movimentação da conta. O Módulo Correio Eletrônico envia as informações previamente solicitadas pelo cliente via e-mail, de forma criptografada.

Já no módulo WAP, o cliente possui os mesmos recursos do internet banking, porém com uma tela adaptada ao visor do celular, podendo realizar serviços como consulta de saldos e transferências bancárias.

A opção de envio e recebimento de informações via fax é outro dos recursos ainda bastante procurado pelos clientes. Disponíveis nos modos dial-in e dial-out, esse módulo do sistema permite o envio de informações impressas sobre a conta, seja por atendimento receptivo ou ativo. No primeiro, o usuário pode pré-programar um horário para que o banco envie automaticamente para o seu fax dados previamente solicitados.

“Com o grande aumento da base de clientes bancários, os bancos vêm dando prioridade a canais de atendimento alternativos para aliviar o movimento nas agências e para tornarem-se mais facilmente acessíveis pelos mais diferentes meios” afirma Marcelo Malagutti, diretor de Produtos e Serviços da Fóton.

Segundo ele, a inclusão das redes sociais no rol de possibilidades do Mybank contribui de forma decisiva para descongestionar outros meios de atendimento, principalmente junto ao público jovem, que é um dos que mais acessam os canais de atendimento dos bancos.

 

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Fonte e créditos: Consumidor Moderno

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