Cadastro Positivo

20/01/2011 15:53

Embora o cadastro positivo (banco de dados de bons pagadores) já esteja em vigor, mesmo que aprovado por Medida Provisória, alguns órgãos de defesa acreditam que a ideia seja precipitada já que as regras para o compartilhamento das informações não foi estabelecida.

O principal argumento que levou a sua aprovação se deve ao concentimento de juros menores para quem está com as contas e financiamentos em dia. 

A adesão do consumidor ao cadastro positivo, incluso no Código de Defesa do Consumidor (CDC), irá balizar em quanto tempo o sistema começará a funcionar. Estima-se que só a partir do segundo ano em que ele operar é que os bons pagadores serão premiados com juros mais baixos.

Por outro lado, uns dos pontos favoráveis da medida é que o consumidor deverá autorizar previamente o acesso ao seus dados. Ele poderá solicitar o envio de suas operações de crédito para os bancos de dados das empresas ou procurar a gestora do cadastro para aprovar sua inclusão. 

A Serasa, por exemplo, terá um sistema em seu site para contato com o cliente. As empresas também serão incentivadas a entrar em contato com seus clientes e solicitar a sua autorização. 

No caso das pessoas que nunca fizeram empréstimos ou compras parceladas, o cadastro poderá ser integrado às contas de água, luz, gás e telefone fixo, com exceção das contas de celular, que foram vetadas em função do volume de reclamações por cobrança indevida. 

Na opinião do analista de instituições financeiras da agência classificadora de risco Austin Rating, Luis Santacreu, a medida é favorável ao consumidor “Hoje o cliente não tem um poder de negociação em relação a taxa de juros. Situação que pode mudar com o cadastro positivo. Será uma mudança cultural”, explica. 

Independente dos diferentes pontos de vista, o fato é que o cadastro positivo mal foi incluso no CDC e já está gerando polêmicas.

 

Com informações do Jornal da Tarde

Escrito por Elaine Medeiros

Opinião do Blog: No meu ponto de vista o assunto deve ser muito bem estudado e deveria ter sido até antes mesmo de sua divulgação, mas infelizmente e como sempre "soltam" a notícia sem pensar em todas as consequências. Existem pessoas que realmente não pagam as suas contas em dias e o fazem com consciência, mas existem outras que sempre as pagaram em dia e por uma questão momentânea de desemprego ou por questões de "força maior", podem atrasar um único pagamento e por causa disso, deixar de constar nesta lista, mas possuem um histórico totalmente favorável. Parece a "Lei de Murph": sempre pagou em dia, mas naquele mês aconteceu algo e teve que atrasar. Então, eu acho que isso deve ser amplamente discutido, planejado, pensar em todas as consequências, antes de aprovar e principalmente: sem pressa, afinal este assunto não vai resolver todos os problemas do mundo.

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br 

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br