Call centers vão oferecer mais de 320 vagas de trabalho por dia em 2011

01/02/2011 09:00

Mais de 1,2 milhão de pessoas trabalham como teleatendentes no país, de acordo com a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que representa as empresas do setor. E a previsão para 2011 é que as empresas de call center registrem um crescimento de 10% em geração de empregos, oferecendo aproximadamente 120 mil novos postos de trabalho durante o ano. Ou seja, mais de 320 novas vagas por dia em todo o país.
Embora o setor seja o principal empregador de jovens sem a necessidade de experiência anterior, há oportunidades para todas as faixas etárias e também com históricos profissionais variados. “Há empresas que necessitam de pessoas mais jovens, outras que precisam de profissionais mais experientes, e outras que trabalham apenas com atendentes bilíngües, por exemplo. E, hoje, muitos apostam no setor para seguir carreira”, diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT.
Para os jovens que conquistam o primeiro emprego num call center, as empresas investem para capacitá-los. “Antes de serem colocados para atender qualquer cliente, todos são treinados, realizam cursos para aprender como e o que fazer”, diz Nogueira. No entanto, para conseguir uma oportunidade no setor, são indispensáveis conhecimentos básicos de informática e ter domínio da língua portuguesa.
Confira algumas características do setor:
• Os principais setores contratantes de call center são os de serviços financeiros, varejo, telecomunicações, seguros, saúde e editora/gráfica;
• Cerca de 65% das empresas estão no eixo São Paulo – Rio de Janeiro;
• A região sul também já apresenta significativa participação (5%) e a região nordeste começa a se destacar como o um novo pólo de call center;
• A grande maioria dos atendentes é composta por mulheres (76,8%);
• cerca de 45% do total de empregados são jovens em seu primeiro emprego;
• Do total de atendentes, 74% possuem o 2º grau. 22%, curso superior.

Fonte e créditos: TI Inside

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br