Cartilha orienta e-consumidor

18/12/2010 13:25

O comércio eletrônico brasileiro cresce a passos largos desde 2002 e deve atingir faturamento de R$ 15 bilhões, em R$ 2010. O crescimento do poder aquisitivo das classes C e D somado ao crescente número de e-consumidores tornou necessário o desenvolvimento de uma cartilha para o consumidor on-line.

Com diversos comitês setoriais, a camara-e.net – Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico está sempre discutindo as necessidades do comércio eletrônico brasileiro e, baseada na percepção de que muitos internautas não conhecem todas as ferramentas disponíveis para realizar uma boa compra na internet, foi criada a cartilha virtual da camara-e.net.

“Percebemos que grande parte dos comentários dos e-consumidores vinham em forma de dúvidas muito simples sobre a utilização do comércio eletrônico. Todos estes questionamento foram abordados na cartilha de forma didática e neutra”, explica Leonardo Palhares, coordenador do comitê jurídico da camara-e.net.

Nesta cartilha, o internauta pode fazer o passo-a-passo de uma compra segura, começando pelo computador onde efetuará a compra, que deve sempre estar com seu antivírus atualizado. Muitos internautas também se esquecem de verificar a segurança da conexão.

“Algumas pessoas possuem internet sem fio em casa e não colocam senha, deixando seu computador completamente vulnerável a uma possível invasão”, explica Palhares.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas neste tutorial, como verificação do carrinho de compras, se existe segurança na página onde o e-consumidor vai digitar seus dados cadastrais, informações para o pagamento e, por fim, a necessidade de guardar o número do pedido para poder acompanhar sua compra.

Durante a navegação na cartilha, o e-consumidor poderá passar o mouse sobre “etiquetas” vermelhas que exibem explicações sobre pontos como: central de atendimento, preço, descrição técnica, selos de segurança, entre outras.

O endereço da cartilha na internet é:  www.camara-e.net/cartilha 

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