Dia do Consumidor? No Brasil é propaganda enganosa

14/03/2011 10:28

A história desse Dia Mundial do Consumidor, que se comemora hoje, mostra bem que a importância que as empresas dao aos seus clientes é, digamos assim, relativa. Tudo começou no dia 15 de março de 1962, ou seja, 48 anos atrás. O entao presidente dos EUA, John Kennedy, enviou naquela data uma mensagem ao congresso americano, defendendo 4 direitos fundamentais dos consumidores – o direito a segurança, ou de contar com produtos que nao ameacem a saúde ou a vida; o direito a informaçao correta sobre os produtos, direito de ter opçoes de várias marcas para escolher a que julgar melhor e direito de ser ouvido pelas empresas e governos. Como você pode perceber, nada tao absurdo assim. Pois bem, somente em 1985 a ONU fez da data o Dia Mundial do Consumidor e apenas em 2002 o Brasil adotou oficialmente a homenagem – 40 anos depois de Kennedy, diga-se de passagem.

Para sermos justos, é preciso dizer que as coisas melhoraram bastante no Brasil depois da promulgaçao do Código de Defesa do Consumidor, em setembro de 1990. Segundo Roberto Meir, especialista em relaçoes de consumo e presidente da ABRAREC, associaçao criada para aprimorar o relacionamento entre empresas e clientes, aqui a atençao ao consumidor seria muito superior a dos EUA e Europa. Ele argumenta que lá fora, colocar o prazo de validade nos produtos é opcional, enquanto que no Brasil se algum fabricante deixa de fazer isso vai para a cadeia.

Na verdade, pode até estar melhor do que já foi. Porém, sejamos sinceros, poucos vêem o bom atendimento como uma obrigaçao. Ao contrário, a busca por resultados de curto prazo pelas empresas faz com que frequentemente consumidores tenham que enfrentar filas enormes nos bancos, cancelamento de vôos nos aeroportos, cortes de energia inesperados, queda nas conexoes de internet, esperas intermináveis para consertos de seus telefones, juros absurdos na conta de seus cartoes de crédito, mau humor de atendentes de loja e ligaçoes do telemarketing nas horas mais impróprias, para citar apenas alguns exemplos.

Neste Dia do Consumidor veremos certamente diversos anúncios de oportunidade na mídia, exaltando as boas relaçoes entre marcas e seus clientes. A maior parte delas provavelmente poderia ser enquadrada pelo Código de Defesa do Consumidor como propaganda enganosa, nao acha?

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Publicado por Jorge Marques

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