E-commerce ultrapassa teles em ranking de reclamações

28/03/2017 16:58

Algumas das principais lojas e-commerce do Brasil ultrapassaram as teleoperadoras no ranking de reclamações do Procon-SP. Segundo o órgão, o Grupo Pão de Açúcar – detentor das marcas Extra.com, Ponto Frio.com e Casas Bahia.com – ficou em segundo lugar entre as empresas que mais registraram queixas do consumidor no estado de São Paulo, e liderou o ranking de queixas não solucionadas em primeira tentativa.

Esta é a primeira vez que um grupo varejista, em especial o comércio eletrônico, ocupa um posto tão alto no levantamento, segundo o Procon-SP, à frente das teles e de instituições financeiras.

No recorte chamado de “geral” pelo órgão, no qual constam apenas os caso nos quais o fornecedor não solucionou o problema com o consumidor na primeira fase de atendimento, o Grupo Pão de Açúcar ficou em primeiro lugar, com 1838 reclamações. Já no recorte estadual, em que são consideradas todas as reclamações, de todas as instâncias, o e-commerce ficou em segundo lugar, atrás apenas da América Móvil – controladora da Claro, Net e Embratel.

De acordo com o Procon-SP, a aparição do grupo foi uma surpresa. “A maior parte das reclamações do grupo está concentrada no seu e-commerce, cujas operações são efetuadas pela CNOVA, que representa 89% das reclamações do grupo, na grande maioria relacionadas a não entrega de produtos”, afirmou em comunicado.

Segundo o órgão, o Grupo Pão de Açúcar teve 4,3 mil reclamações em 2016, das quais pouco mais de 72% foram atendidas. Em comparação com as teles, o índice de resolução só não ficou abaixo da Vivo, com 67,4% de queixas sanadas.

O grupo afirmou, em defesa, que está trabalhando para diminuir o número de reclamações. “A alta concentração de manifestações no e-commerce de eletroeletrônicos da Via Varejo é consequência de uma reestruturação e troca de sistemas de logística e de atendimento realizados em 2016, que impactou diretamente o volume de demandas e manifestações de clientes”, afirmou a empresa, em nota. Ela também afirma estar promovendo um plano de reestruturação cujos resultados serão melhores percebidos no próximo ranking do Procon-SP

Confira abaixo o ranking dos dez primeiros colocados (considerando todas as reclamações de 2016):

 

GRUPO/EMPRESA RECLAMAÇÕES
América Móvil 4.704
Grupo Pão de Açúcar 4.300
Vivo/Telefônica 4.022
Tim 1.676
Sky 1.533
Bradesco 1.255
Itaú/Unibanco 1.235
Samsung 1.169
Oi 1.088
Caixa Econômica Federal 821

 

Fonte e créditos desta matéria extraída do site e-Commerce Brasil em www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-teles-ranking-reclamacoes/

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br 

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br