Órgãos de defesa do consumidor fazem mutirão para tirar dúvidas

16/03/2011 09:27

Idec lança guia para cliente entender serviços bancários; Pro Teste promove debate hoje

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, que cai nesta terça-feira (15), o Procon-SP vai promover um mutirão gratuito para tirar dúvidas e orientar os paulistanos entre quarta-feira (16) e sexta-feira (18). O evento terá o apoio de outros órgãos de proteção ao consumidor e do Ministério Público.

Carlos Coscarelli, assessor-chefe do Procon-SP, explica que o consumidor poderá esclarecer dúvidas sobre qualquer problema que ele tenha na relação com uma empresa e como ele pode encaminhar o caso para uma solução.

- É um atendimento especial, em parceria com outros órgãos, o Ipem-SP e o Ministério Público. Vamos levar um ônibus para fazer atendimento e teremos uma equipe para fazer a orientação e educação para o consumo. Teremos ainda apresentações para crianças, com marionetes. A ideia é atrair o público e mostrar a defesa do consumidor de forma mais dinâmica, sem ser a coisa fria da lei.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), outra entidade parceira do evento, os novos consumidores, ou seja, aqueles que passaram a comprar bens e serviços nos últimos anos, são o público-alvo desse tipo de evento.

- Nós entendemos que o consumidor, principalmente das classes C e D, ainda carece de muita informação, de uma educação para consumo ampliada, porque é uma nova classe social que não tem informação de bens, serviços e direitos. Por isso, no Dia do Consumidor, a Pro Teste se concentra numa campanha numa maior proteção ao consumidor principalmente nos serviços financeiros.

De olho nessa lacuna entre consumidor e bancos, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), que também fará parte do mutirão do Procon-SP, lança hoje o guia Os bancos e você.

A publicação é um passo a passo para o consumidor ter um bom relacionamento com as instituições financeiras. A advogada do Idec, Mariana Ferreira Alves, explica que a publicação virá com linguagem simples e direta.

- É um guia super didático, que traz dicas para escolher o banco, informações para abrir uma conta, explica como funciona o cheque e o cartão magnético, como é a regulamentação das tarifas bancárias, financiamentos, leasing. É uma leitura simples, que o consumidor pode fazer no metrô e no ônibus e será muito útil na hora de contratar um banco. Esse guia será entregue nos eventos do Idec e ficará disponível no site.

Também em comemoração ao Dia do Consumidor, a Pro Teste promove, em parceria com a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), um debate sobre os riscos de endividamento do jovem consumidor nesta terça-feira (15).

Serviço

Semana do Consumidor

Quando: de quarta-feira (16) a sexta-feira (18)
Horário: das 10h às 16h
Onde: Vão Livre do Masp – Avenida Paulista, 1578
Atividades: atendimento e orientação ao consumidor, distribuição de material sobre educação financeira.
Órgãos participantes: Procon-SP, Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Defensoria Pública, Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
Gratuito

Debate Pro Teste

Quando: terça-feira (15)
Horário: das 19h às 21h
Onde: plenário dos Conselheiros da OAB SP, na Praça da Sé, 385 – 2° andar
Participantes: Vera Lúcia Remedi Pereira, Assessora Técnica da Diretoria Executiva e Coordenadora do Projeto Piloto de Tratamento do Procon SP; Mara Luquet, jornalista de economia; Maria Inês Dolci, coordenadora Institucional da Proteste; José Eduardo Tavolieri de Oliveira,Conselheiro Secional e Presidente da Comissão de Direito e Relações de Consumo da OAB-SP; e Bruno Boris, membro efetivo da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP.
Inscrições gratuitas no site: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura.asp?pg=2.3.1&pgv=a&portlet=1&id_cultural=8822

Raphael Hakime, do R7
noticias.r7.com/economia/noticias/orgaos-de-defesa-do-consumidor-fazem-mutirao-para-tirar-duvidas-20110315.html

Fonte e créditos: R7

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