Ouvir o consumidor é crucial no marketing digital, alertam especialistas

17/03/2011 11:49

A expansão do uso de plataformas móveis de comunicação, como celulares e smartphones, está modificando radicalmente a forma como as empresas se relacionam com os clientes. Para os especialistas, se anteriormente a mensagem era transmitida como uma via de mão única, por meio de estratégias massivas, agora as empresas precisam se concentrar em ouvir o que os consumidores têm a dizer.

Para o diretor geral da RazorFish no Brasil, Fernando Tassinari, o mundo do marketing digital vive um paradoxo. "Nunca foi tão fácil se conectar às pessoas, mas também nunca foi tão complexo." A explicação do executivo é que, como as formas de as pessoas se conectarem aumentaram exponencialmente, é cada vez mais difícil passar mensagens que despertem a atenção delas.

E é exatamente a atenção que vai se tornar o principal alvo das ações de marketing voltadas para dispositivos móveis, afirma o CEO da agência Pontomobi, Leo Xavier. Ele aponta que os aparelhos portáteis são a mídia mais direta existente no mercado hoje, por isso é que o conteúdo publicitário precisa ser relevante para cada pessoa especificamente.

Tassinari é mais categórico. Para ele, o consumidor de dispositivos móveis é mais exigente e não se considera mais "obrigado ouvir tudo", como ele diz ser o consumidor das mídias de massa. O diretor executivo da RazorFish no Brasil afirma que, agora, a mentalidade do consumidor é "se quiser falar comigo, venha me conhecer antes". Ou seja, as pessoas somente prestam atenção ao que as empresas estão oferecendo se, de fato, a mensagem despertar o interesse delas.

Por isso é que, para Leo Xavier, a melhor opção para uma empresa entrar no mundo da mobilidade é dar opções aos consumidores. "Por que desenvolver um aplicativo apenas para iPhone se as pessoas são multiplataforma?", questiona ele, acrescentando que a melhor estratégia para as companhias é, sem dúvida, prestar atenção no que os consumidores dizem, em vez de dizer no que os consumidores devem prestar atenção.

www.tiinside.com.br/16/03/2011/ouvir-o-consumidor-e-crucial-no-marketing-digital-alertam-especialistas/ti/217580/news.aspx

Fonte e créditos: TI Inside

 

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