Procon-SP divulga pesquisa anual de taxas de juros bancários

11/01/2011 13:38

Ao  contrário do que ocorreu em 2009, onde houve um nítido movimento de queda das taxas médias aplicadas pelas instituições financeiras, o ano de 2010 demonstrou estável neste setor financeiro.

O levantamento, que até junho envolveu dez instituições financeiras e fechou o ano com sete*, mostra estabilidade nas duas modalidades pesquisadas, especialmente nos primeiros quatro meses do ano, até agosto os movimentos  foram  parecidos, com altas pouco expressivas, acentuando-se um pouco  no  mês  de  julho.  Apesar  da  relativa  estabilidade, a partir desetembro  o  empréstimo  pessoal  apresentou  maior  tendência de queda, se comparado ao cheque especial. O comportamento das taxas de juros acompanhou o movimento da taxa básica da economia – SELIC¹.

Cheque especial: a taxa média²  foi de 8,88% ao mês, indicando um acréscimo de  0,05 ponto percentual em relação à taxa média de 2009, que era de 8,93% ao  mês.  O ano iniciou com uma taxa média, entre os bancos pesquisados, de 8,79% e finalizou com uma  taxa de  9,12% ao mês, registrando variação positiva  de  3,75%.  O banco que apresentou a maior taxa média³ anual de cheque  especial  foi o Banco  Safra, com  12,3%  a.m.; a menor taxa foi praticada pela Caixa Econômica  Federal,com 7,02% a.m.; uma diferença de 5,28 pontos percentuais, que representa uma variação de 75,21%.

Empréstimo Pessoal: a  taxa média² foi de 5,26% ao mês, indicando um decréscimo de 0,23 ponto percentual em relação à taxa média de 2009, que era de 5,49% ao mês. O ano iniciou com uma taxa média, entre os bancos pesquisados, de 5,17% e finalizou com uma taxa de 5,27% ao mês, alta de 1,93%.

O banco  que  apresentou a maior taxa média³ anual de empréstimo pessoal foi o Itaú, com 5,92% a.m.; a menor taxa média foi a da Nossa Caixa , no entanto não será considerada para efeito de comparação, tendo em vista a  incorporação  pelo Banco do Brasil em julho. Consideraremos, portanto, a Caixa Econômica Federal o banco que apresentou a menor taxa média anual de empréstimo  pessoal:  4,65%  a.m..  Portanto, na comparação entre a maior e menor  taxa  média  anual  de 2010 constata-se uma diferença de 1,27 pontos percentuais, que representa uma variação de 27,31%.

*  Até o mês de junho, levantamento anual envolveu  dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. Em julho o Banco Nossa Caixa foi retirado da amostra, tendo em vista a conclusão do processo de incorporação  de  suas  agências  pelo  Banco  do  Brasil,  ocorrida em 25/06/10.  Em  setembro,  outra  alteração: o Banco Real e o Unibanco foram retirados  da  amostra  em  função  dos  processos de incorporação ao Banco Santander e ao Banco Itaú, respectivamente. Dessa forma, a amostra passou a ser constituída de sete bancos.

Créditos: Consumidor Moderno

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br 

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br