Redução da jornada não interfere nos salários

26/05/2011 12:28

Jornada de operadores é reduzida para 6 horas, mas salário não pode ser reduzido, avisa especialista. Profissionais também poderão reivindicar horas extras a partir da 6ª hora, desde o início do contrato de trabalho

O cancelamento pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) da Orientação Jurisprudencial nº 273, coloca em vigor, imediatamente, a jornada de 6 horas para operadores de telemarketing de todo o país.

“Porém, o salário não poderá ser reduzido e os trabalhadores com jornada superior a 6 horas diárias, poderão pleitear horas extras da 6ª hora trabalhada em diante, desde o início do contrato de trabalho”, avisa o especialista em Direito do Trabalho do Bonilha Advogados, Wagner Luiz Verquietini.

Ele explica que a redução de salário não pode ser feita porque a Súmula de Jurisprudência uniforme do TST não cria a Lei. “Ela apenas a interpreta e orienta a aplicação de legislação já existente, portanto, tem aplicação imediata, já que a Lei é preexistente.” 

No caso em questão, com o cancelamento da Súmula houve uma interpretação extensiva do art. 227 da CLT, ou seja, equiparou a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing à das telefonistas.

 

www.portalcallcenter.com.br/regulamentacao/novidades/reducao-da-jornada-nao-interfere-nos-salarios/view 

Fonte e créditos: Portal Call Center

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br 

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br