Socioeconomia, um novo modelo de negócio

26/04/2011 19:35

Social CRM (SCRM) norteia o futuro das vendas online: a mídia social como canal de venda

 

Já é comprovado que a mídia social não é modismo, mas sim um advento que está revolucionando os meios e o modelo de comunicação. Entre muitas transformações, a mídia social é responsável pela lapidação de um novo perfil de público consumidor, que deixa de ser passivo e passa a ser ativo: é o Consumidor 2.0

Sedento por compartilhar informações, ideias e experiências, esse público está totalmente inserido em redes sociais, utiliza canais online e ferramentas de interação como meios para se expressar (e buscar audiência) e, entre muitas outras atividades, comprar. 

O mercado contemporâneo muda e se molda ao passo que a mídia social se solidifica. A consolidação deste novo perfil de consumidor – que acessa cada vez menos os canais tradicionais e cada vez mais as comunidades online – traz as empresas provedoras de produtos e serviços para dentro deste universo social, sendo o Consumidor 2.0 o ponto de contato entre elas e o restante do público.

 

Novo momento do Relacionamento com Cliente

Hoje, a conectividade entre os consumidores nas redes deixa o relacionamento empresa-cliente em um novo momento: o Customer Relationship Management (CRM) é inserido na mídia social, ou seja, o CRM interage com os consumidores – que estão interligados entre si – , e passa a ser uma rede social de relacionamento, o Social CRM (SCRM).

 

Novo momento para ofertar

Com o ápice do e-commerce, a todo instante este consumidor é bombardeado com centenas ofertas. E cabe a ele decidir O QUE e DE QUEM comprar. O SCRM é capaz de identificar os pontos sensíveis nesse novo mercado e apontar novas oportunidades de venda, ou seja, não é o cliente que vai até o produto e sim a empresa enxerga a necessidade do cliente e leva o produto até ele. É um novo modelo de fazer negócios. E como a empresa sabe as necessidades do cliente? As redes sociais são ambiente onde o interlocutor divide seus gostos, anseios, conhecimento, opinião, busca informações, se expressa e COMPRA.

 

Fonte e créditos: PluSoft

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