Telefone 0800 pode se tornar obrigatório

02/03/2011 16:14

Empresas de grande e médio porte, fornecedoras de bens e serviços, podem ser obrigadas a disponibilizar atendimento telefônico gratuito ao consumidor, caso um projeto de lei que tramita na Câmara seja aprovado.

A proposta prevê que o consumidor seja informado sobre o tempo estimado para o atendimento. Além disso, todas as ligações atendidas deverão ser gravadas e armazenadas pelas empresas, no prazo mínimo de 120 dias.

A proposta, do deputado Weliton Prado (PT-MG), libera as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) da obrigatoriedade e restringe o atendimento automatizado – realizado exclusivamente por meio de gravações – a informações que não precisem de detalhamento. “Esse tipo de atendimento impõe hoje grande perda de tempo e constrangimento aos usuários", explica Prado.

Atendimento gratuito

O deputado defende que, devido à privatização dos serviços de telecomunicações, em 1998, algumas empresas substituíram os telefones 0800 por linhas de número 0300. "O texto busca restabelecer o atendimento gratuito", afirma.

A proposta prevê ainda que as empresas que descumprirem a obrigação estão sujeitas a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa, proibição de fabricação do produto e suspensão de fornecimento do produto ou serviço. O projeto será distribuído entre as comissões temáticas da Casa.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

consumidormoderno.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3342:telefone-0800-pode-se-tornar-obrigatorio&catid=114:atendimento-ao-cliente&Itemid=157

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br