Telefônica e Itaú voltam a liderar ranking de reclamações

15/03/2011 14:09

TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

Atualizado às 10h58.

As cobranças indevidas lideraram o ranking de reclamações dos consumidores no Procon-SP, segundo a lista divulgada nesta terça-feira.

Esse item respondeu por 28% das queixas fundamentadas --8.855 de um total de 31.509. "É comum que as empresas, ao formarem um novo cadastro, não deletem o cadastro antigo, com a geração de um boleto em duplicidade", exemplifica Eloisa de Sousa Arruda, secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em seguida aparecem vício de produtos (mercadorias entregues com defeitos), problema identificado em 5.510 casos, e problemas com entrega (2.658).

A Telefônica lidera novamente o ranking de reclamações dos consumidores em 2010, com o Itaú Unibanco repetindo também o segundo lugar obtido em 2009.

Segundo Arthur Lencioni Góes, diretor-executivo do Procon-SP, "houve uma mudança na postura" da Telefônica, graças à divulgação do ranking e à ação do órgão, levando a empresa a responder por apenas 10% das queixas no ano passado. Em 2009, eram 37%.

"Os problemas vinham crescendo de maneira extraordinária. Houve um intenso processo de reuniões [com a Telefônica] para trabalhar a raiz dos problemas", completa.

O Bradesco passou da sétima posição para a terceira e a Samsung pulou da 20a para a quarta colocação. Já a Claro subiu um degrau e agora aparece como a quinta empresa com o maior número de reclamações.

RANKING DE RECLAMAÇÕES EM 2010

1 - Telefônica - 3.137
2 - Itaú Unibanco - 1.708
3 - Bradesco - 1.154
4 - Samsung - 982
5 - Claro - 934
6 - Eletropaulo - 863
7 - Sony Ericsson - 810
8 - LG Eletronics - 780
9 - Santander - 695
10 - Net - 692

 

www1.folha.uol.com.br/mercado/888855-telefonica-e-itau-voltam-a-liderar-ranking-de-reclamacoes.shtml

Fonte e créditos: Folha.com

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br