Algar Telecom lucra R$ 46 milhões no 2° trimestre

06/08/2011 13:52

Unidades geradoras de receita tiveram crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2010, com destaque para serviços de dados. Oferta atrativa de pacotes para o varejo continua impulsionando o crescimento da base de telefonia fixa e ADSL na área de concessão da empresa
Algar Telecom lucra R$ 46 milhões no 2° trimestre

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, detentora da marca CTBC, registrou lucro líquido de R$ 46 milhões no segundo trimestre de 2011. O desempenho operacional EBIT foi melhor em 19%  que, adicionados ao reconhecimento de crédito fiscais decorrentes de um histórico de lucratividade e as perspectivas consistentes de resultados futuros, culminaram no lucro líquido 58,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A receita bruta aumentou 16,5%, alcançando R$ 536 milhões, e foi impulsionada pelos serviços de voz e dados ao mercado corporativo da área de Autorização, que cresceu 32,1% no período e pelo crescimento dos negócios de BPO/TI e Consultoria que cresceram 37%. A receita líquida da empresa somou R$ 421 milhões, 19% superior à verificada no 2T10.

No final do 2T11, a Algar Telecom apresentava mais de 1,8 milhões de unidades geradoras de receitas (UGR) em seu segmento de telecom, um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2010. A oferta de soluções de voz e circuitos de alta velocidade ao mercado corporativo representou o maior incremento na receita, com 32,1% de crescimento.

Telefonia Fixa - A Algar Telecom encerrou o primeiro trimestre de 2011 com 844 mil linhas de telefonia fixa em serviço, 13,8% maior que o mesmo período de 2010. Na área de Concessão, que abrange 87 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, o número de terminais cresceu 7,2%, muito em função da oferta de pacotes, fechando com 650 mil. Já na Autorização, a base de terminais alcançou 194 mil, um aumento de 43,4%, comparando com o segundo trimestre de 2010. A receita bruta consolidada de telefonia fixa foi de R$ 242,9 milhões, 2,8% superior à do 2T10. Um dos destaques foi o aumento de 82% nas receitas de voz corporativa na área de autorização da Algar Telecom.

Telefonia celular - Na telefonia celular, a base de clientes cresceu 15,4% no segundo trimestre de 2011, fechando com 611 mil celulares,  influenciada, sobretudo, por campanhas que concedem acesso grátis à internet, cotas de SMS e bônus a serem usados intra-rede. Com isto, o número de clientes pré-pagos passou de 354 mil no 2T10 para 421 mil no 2T11, um aumento de 18,9%,e os clientes pós-pagos cresceram 8,4%, passando de 175 mil para 190 mil em 12 meses. A receita bruta consolidada de telefonia celular somou R$ 73,7 milhões, 2,3% superior ao mesmo período de 2010.

Internet - A base de clientes banda larga atingiu 296 mil no segundo trimestre de 2011, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2010. A banda larga fixa – ADSL I e II – apresentou um crescimento de 17,3%, impulsionada por ofertas que combinam telefonia fixa, ADSL e TV via satélite. A banda larga móvel (3G), por sua vez, apresentou um crescimento de 11,9%, passando de 39 mil no 2T10 para 43 mil no 2T11.

Dados e voz na autorização - A receita bruta dos serviços de dados na autorização cresceu 24%, que somados a oferta de voz, também na mesma área, atingiu R$ 90,2 milhões no 2T11 ante R$ 68,3 milhões no 2T10, um crescimento de 32,1%. Este crescimento foi sustentado pela oferta de produtos de qualidade, por meio de moderna rede IP, ao mercado empresarial da área de autorização.

TV por assinatura - Ao final do 2T11, o serviço de TV via satélite contava com 60 mil clientes. Somados aos 33 mil da operação de TV a cabo, a Algar Telecom encerrou o trimestre com 93 mil clientes de TV, número 114,8% superior ao do mesmo período de 2010. As receitas de TV por assinatura atingiram R$ 20,1 milhões no 2T11, um crescimento de 227,3% em relação ao 2T10.

Negócios complementares - A receita bruta consolidada gerada pelos negócios complementares da Algar Telecom somou R$ 29,0 milhões no 2T11, ante R$ 16,2 milhões no 2T10, um aumento de 79,2%. O negócio de redes de telecomunicações apresentou receita de R$ 19,0 milhões, 113,2% maior em função de novos contratos firmados a partir do 3T10. Já a receita de listas e guias telefônicos apresentou aumento de 37,7%.

No segmento de negócio de BPO e TI, a Algar Telecom apresentou um crescimento de 33,5% nos serviços de TI e 30,4% nas soluções de BPO. A receita bruta consolidada atingiu R$ 97 milhões no segundo trimestre de 2011, 37,3% a mais do que o mesmo período de 2010.

PNBL

No fim do 2T11, a Algar Telecom assinou a terceira edição do Plano Nacional de Metas de Universalização (PGMU 3). Com o documento, a empresa passou a integrar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal e que irá oferecer acesso à internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) ao custo de R$ 35 mensais.

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Fonte e créditos: Portal Call Center

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