Atenção consumidor: mudou tudo no cartão de crédito

15/06/2011 11:01

Desde o início desse mês, tudo mudou na vida do usuário de cartão de crédito.  As novas regras do Conselho Monetário Nacional (CMN) envolvem a redução do número de tarifas, aumento do pagamento mínimo da fatura, determinação dos dados obrigatórios das faturas enviadas aos clientes.  O CMN definiu ainda que haverá apenas dois tipos de cartão: o básico e o diferenciado. O primeiro é voltado apenas para pagamentos. Já o segundo conta com programas de fidelização como a troca de milhagens por passagens aéreas, por exemplo.

Com relação às tarifas cobradas, o CMN estabeleceu apenas cinco: anuidade, solicitação de segunda via do cartão, saques em dinheiro, avaliação emergencial de linhas de crédito ou pagamento de contas pelo cartão. Assim, não deixe de conferir com atenção sua fatura todos os meses. Caso existirem outras cobranças além das cinco determinadas, busque o emissor do cartão para esclarecimentos.

Outra importante alteração envolve o percentual mínimo de pagamento da fatura. Segundo as novas regras, o valor quitado no mês não pode ser menor do que 15% do total da tarifa. Mas não se acostume, o valor mínimo vai aumentar para 20% a partir de dezembro. Sempre lembre que o ideal, entretanto, é sempre buscar quitar o total da fatura para evitar pagar juros e o tenebroso efeito bola de neve das contas.

Na busca pela maior transparência nas informações prestadas ao consumidor, a nova legislação determina quais os dados que devem constar na fatura do cartão: limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação, gastos por evento, o saldo parcelado e os encargos cobrados informados de acordo com a operação.

Informações Consumidor Consciente

 

consumidormoderno.uol.com.br/consumo/atenc-o-mudou-tudo-no-cart-o-de-credito

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br