Atento incrementa lucro líquido em 25%

30/07/2011 11:06

Empresa obtem ganhos de 37 milhões de euros no primeiro semestre de 2011

 

A forte presença da Atento na América Latina e, sobretudo no Brasil, sua sólida base de clientes, suas soluções de alto valor, entre outras razões, seguem gerando crescimento de dois dígitos aos resultados da empresa pelo quinto trimestre consecutivo. Dessa forma, os resultados da Atento no primeiro semestre de 2011 consolidam a positiva evolução da Companhia, que obtém um faturamento de 893 milhões de euros, apresentando um crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 
Em linha com sua anunciada estratégia, a multinacional avança na diversificação de seu portfólio de serviços e continua liderando a tendência de crescimento do setor. "Estamos muito bem posicionados para aproveitar as boas perspectivas que o setor oferece. Graças a nossa presença global, nossa base de clientes, nossa gama de soluções de alto nível e a nossa estratégia comercial, crescemos de maneira orgânica sem comparação dentro do setor, melhorando nossas margens. O que significa que crescemos graças aos clientes que mantêm conosco sólidas relações", afirma Agnaldo Calbucci, CEO da Atento.

 
Durante o segundo trimestre de 2011, a Atento registrou um crescimento de 10,9% sobre o mesmo período do ano anterior, em euros, e de maneira constante (excluindo as variações do câmbio). Estes resultados ressaltam o perfil de crescimento da Companhia, após chegar a um aumento de dois dígitos (também em euros constantes) pelo quinto trimestre consecutivo.

 
Geograficamente, a região Brasil cresce em um maior ritmo, 16,2% no período compreendido entre janeiro e junho de 2011, fazendo sua participação no faturamento crescer 55%, frente aos 54% que verificou no mesmo período de 2010. A região Américas (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela) cresce 12,0% e EMEAA (Espanha, França, Marrocos e República Checa), 14,0%.

 
Cabe destacar, ainda, que graças ao sucesso no desenvolvimento de sua estratégia comercial, a Atento diversificou a carteira de clientes e registrou um aumento no faturamento originado de clientes multissetor (aqueles fora do Grupo Telefônica) de 17,3%. Dessa forma, o faturamento procedente de clientes multissetor já representa 50,2% do faturamento total da Atento, frente aos 49,1% registrados no primeiro semestre de 2010.

 
O resultado operacional (EBIT) registrou 63 milhões de euros no primeiro semestre de 2011, após crescer 27,2% em relação ao mesmo período de 2010. Vale a pena ressaltar o crescimento registrado no EBIT, no segundo trimestre de 2011, após subir 42,4% (45,7% em euros constantes, ou seja, excluindo as variações de cambio), acelerando o crescimento de 13,1% (5,7% em euros constantes) registrado no primeiro trimestre de 2011. A melhora da rentabilidade advém principalmente de uma melhor eficiência no custo de pessoal, o qual caiu 2 pontos percentuais dentro do percentual de faturamento do segundo semestre de 2011 em relação ao mesmo trimestre em 2010.

 
O forte crescimento registrado pela Atento vem acompanhado da melhora na rentabilidade: a margem de EBIT foi de 7,0% no primeiro semestre de 2011 (0,7 ponto percentual sobre o mesmo período de 2010) e 7,6% no segundo trimestre de 2011 (1,9 ponto percentual acima em relação ao segundo trimestre de 2010 e 1,1 ponto porcentual acima, se comparamos com o primeiro trimestre de 2011).

 
Além disso, o lucro líquido da Companhia chegou a 37 milhões de euros, após apresentar crescimento de 25,1% frente ao primeiro semestre de 2011. No segundo trimestre do ano, fortalecido pelos maiores níveis de eficiência, o resultado líquido cresceu 52,5%.
 

 
Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

 

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