Bancos precisam inovar para se adequar aos novos consumidores, diz consultor

18/06/2011 10:59

O mobile banking, serviço de consulta de saldos e transferências entre contas pelo celular, será a principal forma de transação dos bancos brasileiros em 2015, superando o internet banking e até os caixas de autoatendimento (ATMs) – que atualmente lideram nas operações bancárias. A previsão é de Brett King, consultor e autor do livro Bank 2.0, que participou do no Ciab 2011, congresso e exposição de tecnologia da informação das instituições financeiras, que começou nesta quinta-feira, 16, em São Paulo.

Os call centers e as agências bancárias ocuparão a quarta e quinta posições em 2015. Segundo ele, o Brasil detém uma ampla base de usuários ativos de dispositivos móveis e os bancos terão de se adequar a essa realidade, caso contrário perderão competividade e ficarão para trás, abrindo a brecha para outras empresas ofertarem serviços similares e ocuparem essa lacuna. E isso pode levá-los a perder transações.

Como exemplo, King citou o PayPal, serviço de pagamento eletrônico via web, dizendo que o mesmo só surgiu devido ao fato de os bancos não terem acompanhado a evolução dos consumidores e criado uma ferramenta com esse propósito. "Se os bancos brasileiros não partirem para o mobile banking, outras opções irão surgir", avalia o consultor, acrescentando que estas podem ser originárias das redes sociais.

King disse, ainda, que as instituições no mundo terão de rever seus modelos de processos para atuarem no mundo da web, onde todos estão sempre conectados. Ele salientou que as instituições financeiras ainda não inovaram com eficiência e mantém modelos ultrapassados de atendimento e interação com o cliente. Resumindo: devem fazer o que não fizeram até então e inovar na mesma velocidade da evolução dos consumidores.

Para isso, King avalia que os bancos necessitam entender melhor a nova era de consumidores e proporcionar serviços que vão ao encontro das necessidades deles. Ou seja, devem estar presentes com canais aonde os consumidores estão, como nas redes sociais, por exemplo.

 

www.tiinside.com.br/16/06/2011/bancos-precisam-inovar-para-se-adequar-aos-novos-consumidores-diz-consultor/ti/228374/news.aspx

Fonte e créditos: TI Inside

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br