CSU tem lucro líquido de R$ 4,4 milhões no 1T11 e se posiciona para crescimento no ano

12/05/2011 09:15

Expansão da base de cartões é recorde na comparação com o trimestre anterior, com adição de 4,9 milhões de plásticos

·         Negócio de contact center consolida potencial de expansão, e receita bruta da unidade CSU Contact cresce 16,6% sobre o encerramento do ano

São Paulo, 11 de maio de 2011 – A CSU CardSystem [BM&FBovespa: CARD3] – maior processadora independente de meios eletrônicos de pagamento da América Latina –  encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de R$ 4,4 milhões e geração de caixa medida pelo EBITDA de R$ 14,4 milhões. Além disso, a companhia registrou receita bruta de R$ 100,5 milhões no período.

 

Segundo Ricardo Ribeiro Leite, diretor administrativo financeiro da CSU, “a companhia buscou uma estrutura de custos mais enxuta no trimestre, para preservar rentabilidade e gerar condições para a retomada do crescimento ao longo do ano”.

 

No 1T11, a CSU reportou uma redução de 23% nas despesas operacionais em relação ao 1T10. Na unidade CSU CardSystem, os custos caíram 23,9%, na mesma base de comparação. “Essa redução evidencia a capacidade de gestão e adaptação da CSU para manter rentabilidade em um trimestre em que houve menor geração de receita nessa unidade de negócios, em função da saída dos cartões da Nossa Caixa da base da companhia ao final de 2010,” diz o executivo. “A companhia se preparou para absorver o impacto desse movimento, com reforço de equipes comerciais para conquista de novos contratos. Alguns deles iniciaram operações já no primeiro trimestre de 2011”, complementa.

 

Em março de 2011, foi concluída a migração dos cartões do Tribanco para a plataforma operacional da CSU, o que contribuiu significativamente para o aumento recorde de 4,9 milhões de plásticos na base de cartões da companhia, para 24,1 milhões de cartões cadastrados no final do trimestre, o que equivale a um crescimento de 16,9% em relação ao volume registrado no final de 2010. “A recomposição da base deve condicionar expansão da receita e da rentabilidade da unidade já a partir do segundo trimestre”, complementa Mônica Molina, diretora de Relações com Investidores da CSU. No 1T11, a unidade reportou receita bruta de R$ 49,8 milhões.

 

Também em março, a CSU iniciou o processamento das transações de adquirência dos cartões do banco Banrisul com a bandeira MasterCard. Sob responsabilidade do banco, a intensificação do ritmo de afiliação de estabelecimentos comerciais para aceitação de cartões com essa bandeira deve chegar a 45 mil pontos de venda nos primeiros 12 meses do projeto. O Banrisul já iniciou também os trâmites para obtenção de licença junto à Visa.

 

A unidade CSU Contact segue em expansão e encerrou o 1T11 com receita bruta de R$ 50,7 milhões, montante 16,5% maior em relação ao 4T10.  Sete dentre os dez maiores clientes da unidade voltada para prestação de serviços relacionados a contact center ampliaram o escopo ou o volume dos contratos no trimestre. Com isso, o número de posições de atendimento no final do 1T11 aumentou para 3.918, com variação de 19,9% em relação ao mesmo período de 2010.

 

Assim, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a redução de 45% no lucro líquido se deu pela conjugação de dois fatores: na unidade de negócios CSU CardSystem, o cronograma de saída dos cartões da Nossa Caixa e de entrada em operação dos novos contratos deixou este trimestre com um volume de receitas baixo e na unidade de negócios CSU Contact, os investimentos na implantação das novas posições de atendimento e na melhoria da qualidade ampliaram sua estrutura de custos.

 

“O potencial de rentabilidade da CSU Contact começa a ser efetivamente capturado, após investimentos realizados para atender o crescimento da unidade e implementar as operações dos novos contratos, com destaque para a melhoria de 3,0 p.p. na margem EBITDA em relação ao 4T10”, finaliza a executiva da CSU.

 

Sobre a CSU

A CSU CardSystem S.A. é a maior processadora independente de meios eletrônicos de pagamento da América Latina. Sua abertura de capital, em abril de 2006, posicionou a CSU dentre as companhias que adotam melhores práticas de governança corporativa, no Novo Mercado da BM&FBovespa (CARD3).  A companhia possui 20 anos de atuação no segmento de administração e processamento para emissores de cartões, sempre investindo fortemente em tecnologia e contribuindo de forma pioneira para a evolução da indústria no Brasil. São 9 mil funcionários em diversas localidades no Brasil – São Paulo, Barueri, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife. A CSU também está posicionada nos segmentos de contact center e marketing de relacionamento, através da CSU Contact e da CSU MarketSystem, respectivamente. Em 2010, a companhia lançou a plataforma CSU Acquirer, para prestar serviços de processamento para empresas adquirentes. O Instituto CSU, com vocação direcionada à inclusão digital, desenvolve jovens e adultos, como parte dos projetos de responsabilidade social da companhia.

 

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br