Honda comunica recall de veículos New Civic

30/07/2011 12:07

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A Honda Automóveis do Brasil Ltda. convoca os proprietários de veículos New Civc a comparecerem, a partir de 03 de agosto, em qualquer concessionária Honda para a substituição dos parafusos da polia da bomba d´água do motor.

No comunicado, a empresa informa que algumas unidades poderão apresentar o desprendimento e/ou ruptura dos parafusos de fixação da polia da bomba d’água havendo aumento do esforço de esterçamento do volante causada pela interrupção da assistência hidráulica de direção do veículo, além de outros sintomas como o superaquecimento do motor. Ainda de acordo com a Honda, em casos extremos pode ocorrer o desligamento do motor em movimento, dificultando o controle do veículo com risco de colisão.

De acordo com informação da empresa prestada ao PROCON, “o fenômemo não se manifesta de forma repentina, sendo precedido de ruído anormal na região frontal do veículo (compartimento do motor), facilmente perceptível ao manobrista durante a condução.”

Os modelos envolvidos na campanha são:
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| Ano/Modelo | Chassi (inicial) | Chassi (Final) |
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| 2008 | 93HFA8Z240B66 | 93HFA8Z606861 |
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| 2009 | 93HFA9Z100005 | 93HFA9Z501862 |
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| 2010 | 93HFAAZ100001 | 93HFAAZ600480 |
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| 2010 | 93HFABZ100003 | 93HFABZ106840 |
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A empresa disponibiliza o site www.honda.com.br/recall e o telefone 0800-775-5346 (de segunda a sexta-feira das 08 às 18H) para agendamento
prévio do reparo.

Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o
consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que
apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado,
documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos
morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a
Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:

Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br

29/07/2011
Assessoria de Imprensa/Procon-SP
3824-7168/6967/7279

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