Kawasaki comunica recall - Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor

20/06/2011 17:25

A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. convocou, em 20 de junho, os proprietários dos veículos modelo D-Tracker X, ano de fabricação 2009/2010, com números de chassis entre DA03155 a DA03815 em números sequenciais, a entrarem em contato com a rede de concessionárias da marca para aplicação de proteção suplementar na fiação principal, inspeção e, se necessário, a substituição do tanque de combustível e da fiação principal.

No comunicado, a empresa informa que há a possibilidade de trinca do tanque de combustível e oxidação ou curto-circuito na fiação principal.

Em casos extremos de utilização, existe a possibilidade de degradação (trinca) do tanque de combustível, podendo ocasionar vazamento de combustível e causar incêndio; em caso de oxidação ou curto-circuito da fiação principal, pode ocasionar falha ou interrupção no funcionamento do motor, podendo causar acidentes.

Para mais informações a Kawasaki disponibiliza os telefones (11) 4422-9309 (São Paulo) e o 0800 773 1210 (para demais localidades) e o site www.kawasakibrasil.com.

Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

 

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:

Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.

Telefone – Orientações através do número 151.

Fax - (11) 3824-0717.

Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

 

O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br

 

20/6/2011

Assessoria de Imprensa - Procon-SP

3824-7168/6967/7279

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