LTE Advanced: banda larga móvel 10 vezes mais rápida

29/06/2011 09:46

LTE Advanced: banda larga móvel 10 vezes mais rápida

·         Ericsson demonstrou a tecnologia LTE Advanced em um ambiente móvel

·         10 vezes mais rápida do que as redes LTE atuais

·         Baseada em hardware comercial de acordo com o padrão 3GPP Release 10

·         Operação comercial esperada para 2013

Consumidores na Suécia foram os primeiros do mundo a experimentar serviços comerciais de LTE. Hoje, a Ericsson (NASDAQ: ERIC) demonstrou o próximo passo do LTE, conhecido como LTE Advanced. A demonstração, realizada em Kista, na Suécia, contou com velocidades 10 vezes superiores à velocidade atual das conexões LTE na Suécia.

O sistema, baseado em hardware comercial, estava operando em uma frequência de testes fornecida pela Agência de Correios e Telecom da Suécia (PTS). Isso permitiu à Ericsson demonstrar a funcionalidade LTE Advanced, como a agregação de portadora de 3 x 20MHz (60MHz agregados), no ar pela primeira vez em um ambiente móvel.

Urban Landmark, diretor do departamento de espectro da PTS, afirma: “A Suécia está à frente em relação ao uso de banda larga móvel. A Suécia esteve adiantada tanto com o licenciamento do espectro harmonizado em bandas de 2.6GHz e 800MHz, quanto em ser o primeiro país no mundo no qual a tecnologia LTE foi implementada comercialmente. A demonstração de hoje mostrou que as tecnologias de banda larga continuam evoluindo rapidamente”.

A tecnologia LTE Advanced aumentará ainda mais a velocidade e a capacidade das redes, que ajudará a criar a sociedade conectada nos próximos anos. A tecnologia está de acordo com o padrão global Release 10 de 3GPP. Recentemente, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) também selecionou LTE Advanced como uma das tecnologias que cumpre critérios internacionais para comunicações móveis. Espera-se que os primeiros estágios de LTE Advanced já estejam operando comercialmente em 2013.

"A Ericsson incentiva todos os reguladores a alocar espectro harmonizado o mais cedo possível", afirma Ulf Ewaldsson, vice-presidente mundial de produtos para a área de rádio da Ericsson. "O próximo passo em LTE aumenta ainda mais a oferta de serviços atuais, a performance e a velocidade da transmissão de dados. Isso fornece às operadoras a oportunidade de capitalizar ainda mais em suas infraestruturas já existentes. Mais uma vez, a Ericsson está comprometida em apoiar as necessidades das operadoras de acordo com as expectativas e os requisitos para ampliar os serviços móveis de banda larga.”

As melhorias introduzidas com LTE Advanced incluem agregação de portadoras e extensão da funcionalidade de entrada e saída múltiplas (MIMO, em inglês: multiple-input, multiple-output). Pela perspectiva do usuário, isso permite que a informação seja recuperada e enviada muito mais rapidamente, mesmo quando a rede está congestionada. Isso, em combinação com as velocidades maiores, melhora significativamente a experiência do usuário.

O sistema de demonstração foi baseado na estação radiobase multi-modos/multi padrão RBS 6000. O tráfego foi transmitido à estação radiobase de uma van em movimento pela qual a performance da rede pôde ser monitorada. Na demonstração, 60MHz de largura de banda agregada foi utilizada, comparada ao máximo de 20MHz que é possível atualmente utilizando LTE. No downlink, a funcionalidade MIMO de 8x8 foi utilizada.

Em 2010, o primeiro ano de operação desta tecnologia, o número de usuários com acesso a redes LTE foi de 0 a 150 milhões. A Ericsson forneceu a maioria das redes comerciais LTE e assinou contratos com seis das sete maiores operadoras do mundo, de acordo com o ranking de receitas globais em 2010.

A Ericsson é a principal líder na definição de padrões abertos e teve um impacto maior do que qualquer outra empresa nas especificações de LTE já lançadas até hoje. A Ericsson espera possuir 25 por cento de todas as patentes essenciais para LTE no mercado.

110627_0442 (3) 110627_0372 (3) 110627_0348 (3)

NOTAS AOS EDITORES:

LTE Achievement List

LTE Media kit

Fotos e vídeos relacionados estão disponíveis aqui: www.ericsson.com/broadcast_room

 

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

 

 

 

A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 90 mil pessoas e gerou receitas de US$ 28,2 bilhões (SEK 203.3 bilhões) em 2010. Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas OMX Nordic Exchange Stockholm e NASDAQ, Nova York.

 

 

A Ericsson forneceu os primeiros equipamentos de telecom para América Latina em 1896, após acordo na Colômbia. Em 1900, levou suas soluções para Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países na América do Sul, América Central, México e Caribe. A região América Latina possui centro de P&D, unidade de produção e centro de treinamento, baseados no Brasil. A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de equipamentos e serviços de telecomunicações com mais de 40% do market share da América Latina e mais de 100 contratos de serviços de Telecom na região.

 

www.ericsson.com.br

www.twitter.com/ericssonlatam

www.facebook.com/technologyforgood
www.youtube.com/ericssonpress

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, FAVOR CONTATAR:

Smart - Tel.: +55 11 3376-5000

Mariana Laun: mariana@smartci.com.br

Lucas Reis: lucas@smartci.com.br

Sharon Cohen Woiler: sharon@smartci.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br