Magazine Luiza aposta nas redes sociais para negócios

22/08/2011 19:53

Numa iniciativa pioneira de social commerce no mercado brasileiro, o Magazine Luiza mostra estar atento ao poder das redes sociais e à tendência de social commerce que vem entrando forte no mercado mundial.

 

O Magazine Você funciona como uma loja personalizada na qual o usuário do Facebook e do Orkut monta uma vitrine e pode vender qualquer produto da rede Magazine Luiza e compartilhar com seus amigos a melhor compra.

Mas muita atenção! Num primeiro momento o Magazine Você estará aberto aos indicados pelos colaboradores da rede Magazine Luiza. Ou seja, nessa primeira etapa do processo de social commerce da rede, apenas um parente de uma pessoa que trabalha na rede Magazine Luiza poderá criar sua vitrine no Facebook e no Orkut.

“Essa primeira etapa deverá durar por volta de nove meses. Estamos abrindo esse trabalho de ‘divulgador’ do Magazine apenas para um parente indicado por um de nossos funcionários. Talvez, abriremos para alguns especialistas e formadores de opinião. E a longo prazo, estudaremos a ampliação para clientes e qualquer outro usuário dessas redes sociais”, declarou Frederico Trajano, diretor de Vendas e Marketing do Magazine Luiza, durante o lançamento do projeto na manhã de segunda-feira (22) no restaurante Brasil A Gosto, nos Jardins, em São Paulo.

Cauteloso e visivelmente entusiasmado com o novo projeto da companhia, Trajano vê este modelo de negócios como uma nova fronteira a ser explorada no mercado atual. “Não criamos nenhum vínculo empregatício. Estamos criando uma rede de consultores que vão indicar nossos produtos para sua rede de amigos, compartilhando informações e opiniões. É uma tendência irreversível hoje no mercado online. Todos se pautam pela dica de um amigo ou de um especialista na hora de decidir sobre a melhor compra”.

É socializando que também se ganha

Levando em consideração que uma pessoa tenha em média um número modesto de 100 amigos nas redes sociais, para cada 1.000 novos colaboradores o Magazine Você impactaria 100 mil novos possíveis clientes. Agora multiplique isso por 20 mil, número de colaboradores que atualmente trabalham na companhia, o poder de uma nova e grande geração de receita seria assombroso. Então, nada mais justo do que contemplar esse colaborador.

Assim, o divulgador no Magazine Você receberá uma comissão que pode variar de 2,5 % a 4,5% dependendo do produto vendido. “Cada divulgador terá no máximo 60 produtos para disponibilizar em sua vitrine no Facebook e/ou no Orkut. Teremos uma política de apenas três indicações por dia para cada colaborador. Não queremos virar um incomodo ou spam nas redes sociais, estamos controlando muito de perto essa primeira etapa”, argumenta Trajano.

O Magazine Você utiliza as próprias funções do Facebook e Orkut para a criação e divulgação da vitrine do colaborador. Com apenas um click, ele arrasta o produto para sua página e monta sua vitrine. Somente ao finalizar o pedido o consumidor será direcionado ao site do Magazine Luzia, seguindo o fluxo normal de compra 100% seguro. “Não haverá diferenciação de preço em relação à loja física ou ao site oficial da rede e seu estoque será atualizado online”, informa Trajano.

Sobre o impacto que isso pode causar, Trajano é realista e sabe que isso poderá fazer muito “barulho” e conseqüentemente novas companhias poderão seguir por esse caminho. “O Magazine veio para alavancar essa tendência no Brasil. Por aqui nós fomos a primeira loja virtual criada em 1992, por isso estamos confiantes nesse novo projeto”, finalizou Trajano.

Agora é acompanhar de perto a evolução e a repercussão nas redes deste novo canal, que entrará em atividade até o final de setembro. Com certeza haverá muita gente, não só os parentes dos colaboradores do Magazine, esperando a oportunidade de ser um novo “consultor” no Magazine Você. Já imaginou 100 amigos comprando um fogão de R$ 500? São R$ 50 mil! A 2,5 % de comissão, serão R$ 1.250 a mais na sua conta. Nada mal!

Informações B2B Magazine

 

consumidormoderno.uol.com.br/negocios-marcas/magazine-luiza-aposta-nas-redes-sociais-como-plataforma-de-negocios

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

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