Maioria de consumidores brasileiros não são conscientes

23/08/2011 22:15

No Brasil, somente 5% dos consumidores são conscientes. Este é o resultado de uma pesquisa do Instituto Akatu, que analisou o comportamento de 1.002 pessoas. Segundo a ONG, nem todos os “engajados” são considerados conscientes.

A informação foi revelada na última sexta-feira (12) no evento Encontros Estadão & Cultura, que teve como tema “Vida e Consumo Sustentável” e contou com a presença de Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, e a apresentadora Marina Person.

De acordo com a última pesquisa sobre consumo consciente feita pelo Akatu, analisar o comportamento é o mais importante na hora de determinar se o consumidor é realmente consciente. “Os consumidores mais conscientes são aqueles que não pensam somente no beneficio próprio ou imediato, mas levam em consideração a coletividade e os benefícios de longo prazo ao consumir”, explicou Mattar.

O presidente do Akatu fez uma comparação a fim de mostrar como o meio ambiente poderia ser poupado com a mudança de pequenos hábitos. “Se uma pessoa que vive em apartamento e escova os dentes três vezes por dia, a uma média de dois minutos por escovação, resolver fechar a torneira e usar um copo de água ao invés de água corrente, vai economizar ao longo de 70 anos 1,8 milhão de litros de água. São três quartos de uma piscina olímpica.”

Já para Marina Person aderir a costumes mais sustentáveis não é muito simples. Ela confessou que ainda tem muitas dúvidas, principalmente, na hora de fazer as compras e no descarte de lixo. Ela também frisou o excesso de embalagens produzidas atualmente. “Por que tenho de levar para casa uma bandeja de isopor e um pedaço de filme plástico para comprar meia dúzia de maçã?"

Informações Ciclo Vivo

 

consumidormoderno.uol.com.br/parceiros/maioria-de-consumidores-brasileiros-n-o-s-o-conscientes

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br