O que provoca estresse no trabalho?

24/06/2013 20:48

 

Profissionais apontam o ambiente pouco amistoso como principal motivo 24/06/2013 04:31
Quais são os fatores que geram estresse no trabalho? De acordo a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, Ipom, o ambiente tenso e pouco amistoso é a principal causa. Das cerca de mil e quinhentas pessoas consultadas entre maio de 2012 e maio de 2013, a maioria, 38%, respondeu que a convivência com chefes e colegas agressivos e mal-humorados é o principal causador desse dano. Outros 23% afirmaram que o excesso de trabalho é o motivo, enquanto 18% dos entrevistados apontaram que é a pressão por resultados o que os deixa à beira de um ataque de nervos. Busca da perfeição (11%) e medo da demissão (7%) foram as outras respostas citadas.
 
Segundo a psicoterapeuta e presidente do Ipom, Myriam Durante, que coordenou a pesquisa, os dados comprovam que muitas empresas têm um ambiente nocivo à saúde. "Já havíamos feito uma pesquisa mais abrangente sobre o tema, mas decidimos focar no ambiente de trabalho em função do aumento das queixas dos consultados. Fomos investigar o que está por trás desse problema, que atinge cerca de 70% da população economicamente ativa do país", explica. Para amenizar o estresse, o especialista dá dicas de medidas simples que as empresas podem adotar:
 
1. Aprenda a relaxar. Com a prática, você se tornará capaz de bloquear completamente a reação do estresse.
 
2. A respiração lenta e profunda. A prática da respiração profunda nos ajuda a estar despertos, a nos conectar com nós mesmos, indo cada vez mais fundo. Exercícios diários de pelo menos 15 minutos funcionam como coadjuvantes nos tratamentos de distúrbios como: hipertensão arterial, ansiedade e dor crônica.
 
3. Praticar atividades ao ar livre: caminhar, andar de bicicleta ou correr apenas para dar um passeio sem compromisso. Tudo isso conta.
 
4. Criar tempo: para os filhos, marido ou namorado, amigos, não importa. Estar perto de pessoas queridas ajuda a reorganizar a mente. Faça disso uma prioridade.
 
5. Dormir bem: o ideal é ter de seis a oito horas de sono por noite, para garantir um dia mais relaxado na manhã seguinte.
 
6. Cuide da sua autoestima, não permita que críticas ou ofensas abalem a sua confiança em si mesmo.
 

Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br