O Segredo para Produtividade em Vendas: Dados do cliente

27/08/2011 12:16

Por: Ginger Conlon

O ciclo de vendas está evoluindo para tornar-se um ciclo de compras. Cada vez mais, clientes de hoje – tanto B2B quanto B2C – estão pesquisando produtos e serviços, buscando insights e conselhos de suas redes sociais, e convidando os vendedores para seu processo de compra, quando a decisão é quase feita. Com os clientes assumindo o comando da conversa, os dados estão se tornando as ferramentas mais produtivas para vendas.

Inicialmente, isto pode parecer ser um desafio, mas na verdade é uma oportunidade para os vendedores utilizarem os dados do cliente a seu favor. Vendedores que estão envolvidos em comunidades online relacionadas aos produtos ou serviços que vendem, que passam o tempo participando de discussões em redes sociais e fóruns sobre temas relevantes com base nos mercados a que servem, e que rastreiam mercados-chave, clientes e insights competitivos, podem estar mais bem preparados quando prospects entrarem em contato, ou quando partir deles a iniciativa de contatar prospects ou clientes.

Além disso, os líderes de gestão de vendas e marketing devem proativamente apoiar a sua equipa de vendas com insights relevantes sobre o mercado e os clientes, entregue em tempo real e apoiado pelo CRM de fácil acesso e tecnologias móveis.

O segredo para a produtividade das vendas é mais do que um conjunto de processos ou listas de tarefas. No mercado de hoje, liderado pelo cliente e conduzido pela compra, os vendedores mais produtivos serão aqueles com os dados de clientes mais atuais e precisos. E são esses vendedores – vendedores que tem tempo para se armar com uma compreensão das preferências e necessidades de clientes e prospects – que vão ganhar uma vantagem competitiva.

blog.1to1.com.br/2011/08/23/o-segredo-para-produtividade-em-vendas-dados-do-cliente/

Fonte e créditos: Blog 1 to 1

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