Produtos comprados em liquidação também têm garantia

23/07/2011 18:54

Com a alta dos juros, endividamento dos consumidores e, consequentemente, a alta na inadimplência, o consumo tende a diminuir. É quando entram em ação as liquidações em diversos segmentos do varejo, pontas de estoque e promoções.

E com as liquidações, muitas vezes o consumidor não tem o direito de experimentar ou visualizar o produto a ser comprado. Além disso, as compras por impulso são muito mais frequentes com as liquidações.

O presidente do IBEDEC (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), José Geraldo Tardin, alerta os consumidores que mesmo comprado em liquidação, o produto tem garantia e sua compra está submetida ao o Código de Defesa do Consumidor.

Algumas dicas podem evitar dores de cabeça para quem quem compra e para quem vende.

Por exemplo,  eventuais defeitos em produtos de mostruário que forem vendidos devem ser descritos e informados ao consumidor de forma expressa, para isentar da obrigação de troca ou reparo.

Demais problemas seguem a garantia normal do CDC, ou seja, para vícios de fácil constatação o prazo para troca é de 30 dias para bens não duráveis (roupas, descartáveis, etc) e 90 dias para bens duráveis (geladeira, fogão, eletrodomésticos em geral). Esta garantia pode ser maior, por ato do fornecedor,caso conste do Manual de Garantia dos produtos.



São vícios de fácil constatação, aqueles defeitos comuns, como partes quebradas ou faltantes dos produtos.

Já para os chamados vícios ocultos, que são aqueles que o consumidor normal não constata facilmente, como falhas no motor ou na parte interna de um produto, só constatáveis por técnicos especializados, o prazo para reclamar inicia quando constatado o problema.

O prazo do fabricante para reparar o produto é de 30 dias. Caso ultrapasse esse prazo, o fornecedor é obrigado a trocar o produto ou devolver o dinheiro. O consumidor pode, ainda, pleitear reparação de danos.

Caso o fornecedor se negue a efetuar a troca ou devolver o dinheiro, o consumidor tem até cinco anos para acionar o fornecedor na Justiça.


 

consumidormoderno.uol.com.br/experiencia/produtos-comprados-em-liquidac-o-tambem-tem-garantia

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br