Serasa acerta informações via SMS

27/08/2011 11:57
A oportunidade que os veículos de mídia proporcionam para tornar a comunicação mais ágil e integrada é infinita. Rádio, Internet, televisão, jornais e revistas e claro, o celular são determinantes para as empresas que adotam novas tecnologias e vislumbram oportunidade de negócios e um relacionamento estreito e efetivo com seu público alvo. Tecnologias como, por exemplo, o "voip", que reduz o custo de chamadas telefônica, para otimizar comunicação entre setores da empresa e SMS para obtenção de um canal direto e imediato de informação. Esse é o caso do Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S.A.) ao explorar a tecnologia do celular como canal de comunicação com o consumidor através de envio de SMS para informá-los sobre pendências. -

É inegável a importância do celular na vida dos brasileiros. Segundo a Teleco (Inteligência em Telecomunicações), temos mais de um celular por habitante com mais de 215 milhões de linhas móveis habilitadas e uma densidade de 110,51 celulares por 100 habitantes. Hoje, o celular é o eletrônico mais importante para o brasileiro, presente em todas as classes sociais, revela pesquisa recente da GFK (Custom Research Brasil) em 2010. Por isso, ferramentas como o SMS, que utilizam o celular como fonte de tráfego de conteúdo, se tornam uma forma de comunicação direta e econômica, se comparada com a voz, postagens, e-mails e demais formas de se comunicar. Além disso, o SMS é uma solução com resposta imediata e eficiente. Se comparada ao e-mail, 89,1% dos e-mails são SPAM, que não chegam a serem lidos pelos usuários, (União Internacional de Telecomunicações), em contrapartida, 94% dos SMS recebidos são lidos (Fonte: Enpocket).

Mesmo com a entrada dos smartphones no mercado, o SMS não perdeu força, pelo contrário, agregou ainda mais, visto que os desenvolvedores fizeram questão de manter em suas funções. A estimativa feita pela Samsung aponta que sejam vendidos cerca de 9 milhões de smartphones em 2011 enquanto a de celular é de 62 milhões. Um estudo feito pelo Acsion em 2010 mostra que 79,1% dos entrevistados estão dispostos a receber mensagens via celular, desde que sua privacidade seja respeitada. Isso comprova a eficácia da ferramenta e a aceitação por parte dos usuários que não demonstram rejeição, contribuindo para sua efetividade. Recentemente, me depararei com diversos questionamentos negativos em relação ao envio de SMS pelo Serasa, destacando a ferramenta como um meio de comunicação invasivo. Vejo exatamente ao contrário, considero uma das ferramentas menos invasivas, destacando é claro, o contato telefônico, pois além que outros meios, como por exemplo, de não interromper suas tarefas, o SMS fica armazenado no celular até o usuário ter a disponibilidade de ler. Funciona como um "lembrete" involuntário.

Existe também uma preocupação ética para não divulgar dados que possam constranger o usuário, e o Art. 42 do Direito do Consumidor, deixa isso claro, informando que se a mensagem informativa solicitar que o usuário entre em contato para saber mais detalhes, o consumidor terá seu direito preservado. Um outro questionamento que colocou a eficácia do SMS em dúvida, foi em relação ao extravio de informação. Se isso ocorrer, o conteúdo da mensagem é restrito a 150 caracteres, o que impede a exposição de dados confidenciais do usuário, bem diferente de uma correspondência, que além de ser comum o extravio, pode ser aberta por terceiros que terão acesso a dados sigilosos. Comprovo que o SMS é discreto e não compromete a identidade do usuário, apenas estimula a efetivação de um contato. Outra vantagem é o livre arbítrio do usuário em decidir pela Operadora de telefonia. Com a portabilidade ao alcance, ele mantém o número de seu celular sempre atualizado, diferente do endereço que muitas vezes não acompanha o usuário, em caso de mudança.

Sem dúvida a escolha do Serasa pelo SMS mostra o interesse em estreitar o relacionamento e a cautela em passar a informação diretamente ao devedor para que o mesmo possa tomar as devidas providências antes do bloqueio do seu crédito. Com o SMS, o usuário recebe instantaneamente, já a correspondência demora de 3 a 7 dias para chegar ao destinatário. Para concluir, ressalto a questão ecológica, muito importante para determinar a escolha da ferramenta. Atualmente está intrínseco na estratégia das empresas a preocupação com o meio ambiente e o impacto na natureza. Tecnologias sustentáveis estão sendo cada vez mais usadas, destacando as informações virtuais como prioridade. Fica claro então, a medida assertiva que o Serasa apostou. Levando em conta a relevância do serviço de consulta de crédito, acredito que impulsione outros órgãos do mesmo segmento e até outros nichos de mercado.

Fonte: DCI - 26/08/2011
 
 
Fonte e créditos: Endividado.com

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