Teleperformance usa improviso e humor para promover interação e reforçar mensagens internas

19/07/2011 21:38

Projeto Promotores da Alegria completa um ano

A subsidiária brasileira da Teleperformance, multinacional francesa líder na gestão de relacionamento com clientes e que emprega  14 mil pessoas no Brasil, criou uma forma de transmitir as mensagens da companhia de maneira lúdica e inusitada. A missão é dos Promotores da Alegria, alusão ao famoso grupo Doutores da Alegria. A trupe é formada pelos próprios colaboradores, que passaram por processo seletivo interno para formar o time. Por meio de técnicas teatrais, improviso e muita alegria, a empresa divulga temas importantes de maneira descontraída e leve. É uma forma de disseminar os valores globais da companhia, como respeito, responsabilidade e empatia, além de reforçar as mensagens que queremos passar à nossa equipe, comenta Paulo César Salles Vasques, presidente da Teleperformance no Brasil.

Convencionalmente, os canais de  comunicação nas empresas são os e-mails ou a Intranet. Também é comum o uso do jornal mural, cujo impacto é maior, mas que não chega a ser um telegrama animado. A intenção da Teleperformance era ampliar a interação com o colaborador e fazer com que a mensagem realmente ficasse gravada. Na avaliação de Vasques, nada melhor do que a experiência para consolidar o efeito de uma mensagem positiva. Por isto, o projeto dos Promotores da Alegria, que acaba de completar um ano de existência, é considerado uma das ferramentas mais eficazes de comunicação interna da empresa.

A visita dos promotores é praticamente semanal e depende da demanda de informações. Eles são chamados para divulgar campanhas de integração, motivação e responsabilidade social, treinamentos internos, orientações sobre práticas e processos e comunicar resultados da empresa. Quando o assunto deve atingir toda a unidade, eles se reúnem em áreas de convivência, como a lanchonete, e fazem paródias de programas e apresentadores de televisão. Durante a Semana dos Operadores, por exemplo, o Caldeirão do Huck, da Rede Globo, é transformado no Caldeirão dos Promotores.

No Brasil, a Teleperformance contrata, em média, cerca de duas mil pessoas por mês. Ações como esta são essenciais para manter o baixo índice de turnover (entrada e saída de profissionais), que não chega aos 4% na companhia. O canal de comunicação Promotores da Alegria promove interação, estimula a criatividade e potencializa a assimilação das informações, finaliza o presidente.

Sobre a Teleperformance

Fundada em 1978, na cidade de Paris, a Teleperformance (NYSE Euronext Paris: FR 0000051807) é uma empresa especializada em gestão de relacionamento com clientes, com foco no desenvolvimento de soluções customizadas de CRM/BPO (outsourcing). Presente em 50 países, a empresa possui uma ampla rede de atendimento com 268 sites e 120 mil colaboradores (FTE). Desde 1998 no mercado brasileiro, a Teleperformance conta com cinco campi localizados na cidade de São Paulo. Neles, mais de 14.000 colaboradores preenchem 8.000 posições de atendimento. Entre os principais serviços prestados localmente estão: SAC, suporte técnico, centrais de vendas B2B, televendas (ativo e receptivo), pesquisas e cobrança. Como reflexo do posicionamento diferenciado da companhia no Brasil, a empresa coleciona diversos prêmios no mercado brasileiro, tais como Melhor na Gestão em Pessoas, segundo a consultoria internacional AON Hewitt e o jornal Valor Econômico; uma das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o GreatPlacetoWorkInstitute; melhor empresa em Gestão de Pessoas, “Gestão de Qualidade, Melhor SAC Indústria, Melhor Atendimento Web e Melhor Operação B2B, segundo o Prêmio Padrão de Qualidade em Contact Center; vencedora de 16 prêmios da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT); reconhecida como uma das 100 empresas mais ligadas do país pela revista INFO, da editora Abril; entre outros.

Mais informações em www.teleperformance.com.br

Informações para a imprensa:
Tree Comunicação  assessoria de imprensa da Teleperformance

Josy Alves  josy@tree.inf.br
Telefone: (11) 3093-3604 / (11) 7372-5065

Elaine Silva  elaine.silva@tree.inf.br
Telefone (11) 3093-3610/ (11) 7380-6081

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br